Prefeitura de Pedra Grande emite Nota de Esclarecimento

publicado: 27/06/2019 12h57,
última modificação: 27/06/2019 12h57

NOTA-DE-ESCLARECIMENTO-640x392

A Prefeitura do Município de Pedra Grande/RN vem, através desta nota, esclarecer os motivos que ensejaram o cancelamento do serviço de atendimento médico no turno da noite, nas segundas às quintas-feiras.

É de conhecimento dos moradores que este município vem enfrentando considerável queda na arrecadação de fundos para a utilização em serviços sociais, dentre eles o serviço de saúde para a comunidade.

Além disso, existe uma Recomendação do Ministério Público para que a verba arrecadada seja aplicada, especialmente, no fortalecimento da saúde básica, nela compreendida a aquisição de medicamentos e insumos, o transporte de equipes da estratégia de saúde da família, a capacitação de profissionais da área, bem como ampliação dos serviços de saúde como exames laboratoriais e de imagem.

É importante considerar que a opção pelo cancelamento do atendimento médico noturno durante a semana levou em conta dados estatísticos demonstrando que a maior parte das ocorrências noturnas tem menor gravidade e podem ser solucionadas pela equipe médica que atua durante o dia.

Informamos, ainda, que a equipe ambulatorial plantonista, composta de enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, vigilantes e auxiliares de serviços gerais, permanecerá prestando serviço na Unidades Básicas de Saúde do centro da cidade, nos seguintes horários:

• Segundas às quintas-feiras:

• 7hs às 19hs : equipe completa da ESF (com médico);
  • 19hs às 7hs: equipe ambulatorial com enfermeiro e técnico de enfermagem (sem médico).

• Sexta, sábado, domingo e feriados:

• 24h plantão ambulatorial (com médico).

Esclarecemos, por fim, que a equipe ambulatorial plantonista, no período noturno, na ausência de médico, iniciará os cuidados essenciais e encaminhará os casos de média e alta complexidade para as unidades de referência. Evitando, com isso, prejuízo à saúde dos pacientes de risco.

Lamentamos demasiadamente o ocorrido e assumimos o compromisso de envidar esforços no sentido de aumentara arrecadação das verbas de modo a viabilizar a retomada do serviço de atendimento médico diariamente em tempo integral, com a urgência que o caso requer.

Pedra Grande, 27 de junho de 2019

VALDEMIR VALENTIM SOARES