COMITIVA PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL DE GESTORES DO NORDESTE

publicado: 25/04/2017 16h33,
última modificação: 25/04/2017 16h33

WhatsApp Image 2017-04-18 at 15_20_54
Uma delegação da pasta de Assistência Social do Município de Pedra Grande/RN, está presente, nestas terça e quarta, dias 18 e 19 de abril, à programação do Encontro Regional de Gestores do Nordeste, uma realização do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).
O evento tem sua programação vivenciada em João Pessoa, capital paraibana, e conta com a participação de mais de 1.300 representantes de cidades de todo o Nordeste.
O evento registra a presença da presidente do CONGEMAS, Vanda Anselmo, dentre outras autoridades da área da Assistência Social da região e do país, adianta informação da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.
Segundo a secretária Lorena Lima, que chefia a comitiva Pedragrandense, o evento é de suma importância para debater ações que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
O cronograma desta terça-feira foi marcado pela realização de diversos minicursos: Gestão do SUAS; Proteção Social Básica; Proteção Especial de Média e Alta Complexidade; Cadastro Único e os Programas de Transferência de Renda; A Participação Popular e o Controle Social no SUAS; e, Execução Orçamentária e Financeira.

A agenda desta terça ainda contou com uma apresentação do “Redesenho do Programa ACESSUAS Trabalho”.

O conteúdo da quarta-feira terá, dentre outros eventos, o painel “O Plano Decenal de Assistência Social: compromisso na defesa dos direitos e com a efetivação do SUAS”; a mesa redonda sobre “O novo Regime Fiscal, as implicações para a política de Assistência Social no Brasil e o impacto para a efetivação do Pacto Federativo no contexto do Plano Decenal 2016/2026”; Grupos de Trabalho sobre “Avanços e desafios para as gestões municipais, na perspectiva da garantia dos direitos socioassistenciais e efetivação do SUAS (mapeamento das gestões municipais e estratégias para  elaboração da Agenda CONGEMAS)”; e, finalizando, o painel “A convivência com o semiárido e suas implicações no SUAS (discutir os efeitos dos períodos de estiagem, suas implicações na vida dos nordestinos e os limites e possibilidades da garantia de direitos a partir do SUAS)”.

WhatsApp Image 2017-04-18 at 15_20_55 (1)